Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Vereadores participam da diplomação dos novos conselheiros tutelares

Vereadores participam da diplomação dos novos conselheiros tutelares

por Elisandra publicado 13/12/2023 17h59, última modificação 13/12/2023 17h59
-Na tarde desta terça-feira (12/12), a Câmara de Vereadores de Cambé esteve presente na diplomação dos cinco novos conselheiros tutelares eleitos em Cambé. A solenidade aconteceu na Prefeitura e presidente da Câmara, vereador Tokinho, e os vereadores Dr Fernando Lima, Jota Mattos e Lucas Mil Grau, acompanharam o prefeito Conrado Scheller, o vice-prefeito Zezinho da Ração e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Lucilene Diorio, na diplomação.
Foram eleitos conselheiros Simoni Cristina Brito, Marcia Souza, Dilson Oliveira, Kemely Cristina Nunes e Josiane Botti, que pelos próximos quatro anos serão responsáveis para ajudar famílias, a sociedade e o Estado a zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, e proteger contra toda forma de negligência, exploração e violência.
O presidente da Câmara enfatizou o importante trabalho realizado pelo Conselho Tutelar em Cambé e deu boas-vindas aos novos conselheiros. “Que sejam felizes nessa função e que possam contribuir com o trabalho que vem sendo realizado. Parabéns”, disse Tokinho. O prefeito Conrado Scheller destacou o último ciclo do Conselho com positividade. “Fica a gratidão com aqueles que passaram, e boa sorte com aqueles que estão chegando agora e assumindo essa função tão nobre”, relatou.
Os cinco conselheiros irão trabalhar para atender o expediente do Conselho Tutelar das 8h30 às 17h e em escala de plantões 24 horas. Agora, eles passam por uma formação completa sobre as atribuições do conselheiro tutelar, e iniciam o trabalho em campo no próximo dia 10 de janeiro. As atribuições dos conselheiros tutelares estão previstas nos artigos 95 e 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece que o conselheiro tutelar deve atender crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos, como também orientar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. O conselheiro tutelar é um mobilizador do Sistema de Garantia de Direitos, responsável por requisitar os serviços públicos que a criança e o adolescente necessitam.