Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Vereadores discutem detalhes da compra de terreno para a instalação do IFPR

Vereadores discutem detalhes da compra de terreno para a instalação do IFPR

por Elisandra publicado 25/06/2024 16h55, última modificação 05/07/2024 14h30

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Cambé a autorização ao Poder Executivo Municipal (Projeto de Lei nº 20 de 2024) para abrir Crédito Adicional Especial no valor de até R$ 7 milhões para aquisição de terrenos onde deve ser instalada a sede do Instituto Federal do Paraná (IFPR) na cidade. Na tarde desta terça-feira (25/06), estiveram reunidos com os vereadores na CMC a secretária municipal de Educação, Estela Camata, o secretário de Planejamento, José Antônio Bahls, o Procurador do Município, Antonio Guilherme Portugal, para ouvir detalhes da instalação do IFPR.

Estiveram presentes os vereadores Galego (presidente interino), Jefferson Guedes, Jota Mattos, Lucas Mil Grau e Odair Paviani.

O professor José Barbosa, pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento do IFPR explicou durante a reunião como deve funcionar a instituição em Cambé, prevista para ficar pronta em até três anos. “Estamos em 26 cidades e vamos ampliar para 31, contando com Cambé. Se trata da maior instituição federal do Paraná. E antes de nos instalarmos aqui, vamos alinhar com o município detalhes para implantarmos cursos de acordo com a demanda da região”, explicou o representante do IFPR, que atualmente possui 32 mil alunos.
Na 20ª sessão ordinária de 2024, realizada na Câmara Municipal na noite de segunda-feira (24/06), foi aprovada em primeira votação, a autorização para o trâmite de compra ou desapropriação de imóvel - ou imóveis -, para sediar o IFPR em Cambé.
De acordo com José Antônio Bahls, o local escolhido fica próximo do Portal do Lago e às margens da PR-369, na saída para Rolândia. “Do montante de até R$ 7 milhões do pedido que tramita aqui na Câmara, devemos adquirir dois terrenos, perfazendo o total de 70 mil m². Escolhemos este local pela proximidade com a região central e com a rodovia, pois facilitará a mobilidade”, afirmou o secretário municipal de Planejamento.
Os vereadores tiraram suas dúvidas e esclareceram detalhes sobre a tramitação do PL 20/2024, que deverá ser aprovado na próxima sessão ordinária. A importância da vinda do IFPR para Cambé é uma unanimidade entre os vereadores.
A construção de novos campi nos municípios impacta o setor da construção civil, além de gerar emprego e renda. As novas escolas, quando estiverem em funcionamento, levarão desenvolvimento local e regional. O Governo Federal anunciou no dia 12 de março deste ano a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A iniciativa alcança todas as Unidades da Federação e gera 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Por meio do Novo PAC serão investidos R$ 3,9 bilhões em obras. Desse total, R$ 2,5 bilhões são para criar novos campi e R$ 1,4 bilhão para consolidar unidades já existentes, com a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos.