Vereador sugere mudanças para organizar o transporte escolar
A sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Cambé na noite de segunda-feira (29/05), foi marcada pela discussão de assuntos pertinentes à comunidade. Entre os assuntos debatidos, houve a manifestação do vereador Odair Paviani (PL) em encaminhar expediente ao Prefeito Conrado Scheller, sugerindo a elaboração de legislação a fim de regulamentar os critérios para criação de vagas de estacionamento exclusivo para veículos de transporte escolar em frente às escolas, com objetivo de organizar ainda mais e regulamentar o embarque e desembarque de alunos em Cambé.
O vereador alega que o conjunto de condições espaciais que viabilizam a locomoção de pessoas e mercadorias, definida como mobilidade urbana, é um aspecto fundamental das cidades e de sua respectiva população. “Ela é importante porque proporciona a maior fluidez do espaço urbano, isto é, mediante as condições adequadas os fluxos de pessoas e cargas acontecem de maneira eficiente, tornando as cidades espaços dinâmicos e funcionais”, alegou o vereador durante a sessão.
“Nos horários de entrada e saída, torna-se praticamente impossível transitar nas imediações das escolas, causando transtornos aos veículos que trafegam pelas vias; dificuldades aos motoristas de transporte escolar que atrasam seu itinerário por problemas de deslocamento e falta de estacionamento adequado; e também insegurança aos pedestres que, muitas vezes, tornam-se vítimas da imprudência de motoristas e da falta de sinalização adequada”, reiterou Odair.
Com o pedido do vereador, as solicitações de melhorarias serão encaminhas à prefeitura e os órgãos competentes: a regularização de critérios para a demarcação de vagas de estacionamento exclusivas para o transporte escolar perto dos portões de acesso, determinação da pintura de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência, facilitando assim a mobilidade e acessibilidade às instituições de ensino. As medidas propostas em anexo, propiciam maior fluidez ao trânsito no entorno de escolas, tornando os locais mais acessíveis, trazendo mais segurança e uma melhor qualidade de vida à população.