Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Vereador Fábio Fernandes pede ajuda para o Microempreendedor Individual de Cambé

por edinelsonalves — publicado 29/04/2020 15h25, última modificação 29/04/2020 15h25

Com a gravidade da crise econômica devido às medidas de isolamento e impedimento temporário das atividades e outras restrições adotadas como prevenção ao Coronavírus, os Microempreendedores Individuais – MEI - enfrentam uma situação bastante crítica. Um levantamento realizado pelo Sebrae apontou que, nos últimos dias, 89% das micro e pequenas empresas brasileiras tiveram queda no faturamento. Em grande parte dessas empresas a redução foi de 69%. Esse levantamento do Sebrae foi feito com 9.105 pequenos empresários. E muitos admitem que terão que fechar os seus negócios.

Preocupado com essa situação, o Vereador Fábio Fernandes “Pio” enviou requerimento ao Prefeito José do Carmo Garcia e ao Secretário da Fazenda do Município, Gabriel Cândido, pedindo que seja criada uma linha de crédito especial para socorrer os Microempreendedores Individuais – MEI. “Temos informações de que a situação é bastante crítica com negócios e empresas de todos os portes, mas os pequenos precisam de uma ajuda especial nesse momento”, reforçou o Vereador Pio.
Outra preocupação de Fábio Fernandes Pio é com o aumento do desemprego. E não é para menos. Economistas calculam que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional pode cair até 4,4% neste ano. E lembram que esse baque vai afetar diretamente o mercado de trabalho brasileiro, que já não andava bem. O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) calcula que a taxa de desemprego do Brasil pode pular dos atuais 11,6% para 16,1% já neste trimestre. Isso significa que 5 milhões de pessoas podem entrar na fila do desemprego em apenas três meses, elevando de 12,3 milhões para 17 milhões o número de pessoas sem trabalho no Brasil.