Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Campanha da Fraternidade: D. Geremias confirma participação na audiência pública da Câmara de Cambé / Últimas notícias / Proposta para ‘Lei Lucas’ em Cambé busca prevenir acidentes com crianças

Proposta para ‘Lei Lucas’ em Cambé busca prevenir acidentes com crianças

por joilton — publicado 25/05/2018 13h46, última modificação 25/05/2018 13h46
Vereador José Luis Dalto quer tornar obrigatório treinamento em primeiros socorros nas escolas

 

A morte de um estudante de 10 anos que se engasgou com um pedaço de alimento tem motivado a criação da “Lei Lucas” em diversas cidades, visando prevenir acidentes do tipo envolvendo crianças. Em Cambé, proposta semelhante foi indicada pelo vereador José Luis Dalto.

A presente propositura objetiva a redução de acidentes ocasionados por engasgamentos, quedas, eventos convulsivos, paradas cardíacas e respiratórias, afogamentos, cortes, queimaduras e exposição a descargas elétricas, que, frequentemente, ocorrem nos estabelecimentos de ensino. A capacitação de profissionais de educação quanto à procedimentos de primeiros socorros pode ser feita em parcerias estabelecidas entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros.

O Parlamentar defende que, não se trata de transferir ao profissional da educação a responsabilidade de exercer o papel de um profissional de saúde, e sim de não permitir que se instale um quadro severo ou letal por desconhecimento de técnicas de ação imediata que possam salvar uma vida.

 

Caso Lucas

Na justificativa da indicação, o vereador lembra que a ideia é prevenir acidentes com crianças. Como exemplo, ele citou o caso do menino Lucas Begali Zamora de Souza, de 10 anos, morador de Campinas e que morreu após se engasgar com um pedaço de salsicha durante excursão à cidade de Cordeirópolis (SP). “A vida de Lucas talvez fosse salva, se os adultos que o acompanhavam na excursão tivessem conhecimento dos procedimentos de primeiros socorros”, defende.

    



Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
More…
Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 511
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo