Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Campanha da Fraternidade: D. Geremias confirma participação na audiência pública da Câmara de Cambé / Últimas notícias / Proposta para ‘Lei Lucas’ em Cambé busca prevenir acidentes com crianças

Proposta para ‘Lei Lucas’ em Cambé busca prevenir acidentes com crianças

por joilton — publicado 25/05/2018 13h46, última modificação 25/05/2018 13h46
Vereador José Luis Dalto quer tornar obrigatório treinamento em primeiros socorros nas escolas

A morte de um estudante de 10 anos que se engasgou com um pedaço de alimento tem motivado a criação da “Lei Lucas” em diversas cidades, visando prevenir acidentes do tipo envolvendo crianças. Em Cambé, proposta semelhante foi indicada pelo vereador José Luis Dalto.

A presente propositura objetiva a redução de acidentes ocasionados por engasgamentos, quedas, eventos convulsivos, paradas cardíacas e respiratórias, afogamentos, cortes, queimaduras e exposição a descargas elétricas, que, frequentemente, ocorrem nos estabelecimentos de ensino. A capacitação de profissionais de educação quanto à procedimentos de primeiros socorros pode ser feita em parcerias estabelecidas entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros.

O Parlamentar defende que, não se trata de transferir ao profissional da educação a responsabilidade de exercer o papel de um profissional de saúde, e sim de não permitir que se instale um quadro severo ou letal por desconhecimento de técnicas de ação imediata que possam salvar uma vida.

Caso Lucas

Na justificativa da indicação, o vereador lembra que a ideia é prevenir acidentes com crianças. Como exemplo, ele citou o caso do menino Lucas Begali Zamora de Souza, de 10 anos, morador de Campinas e que morreu após se engasgar com um pedaço de salsicha durante excursão à cidade de Cordeirópolis (SP). “A vida de Lucas talvez fosse salva, se os adultos que o acompanhavam na excursão tivessem conhecimento dos procedimentos de primeiros socorros”, defende.