Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Campanha da Fraternidade: D. Geremias confirma participação na audiência pública da Câmara de Cambé / Últimas notícias / Fátima Serpeloni Hauly pede implantação de projeto de equoterapia em Cambé

Fátima Serpeloni Hauly pede implantação de projeto de equoterapia em Cambé

por joilton — publicado 18/04/2018 10h50, última modificação 18/04/2018 11h02

A vereadora Fátima Serpeloni Hauly solicitou envio de ofício ao Sr. Prefeito José do Carmo Garcia, que viabilize e implantação do Projeto de Equoterapia em Cambé.
Durante seu pronunciamento na sessão desta semana, a parlamentar defendeu que o projeto busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
A Associação Nacional de Equoterapia (ANDE) define a técnica como um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação auxiliando no tratamento e na qualidade de vida de pessoas com deficiências e necessidades especiais. A equoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como método terapêutico.
Os benefícios da equoterapia são inúmeros: contribui para o desenvolvimento da força e tônus muscular, melhora as funções neurológicas e a postura, promove maior equilíbrio, percepção sensorial e memória do movimento praticado.
A proposta da vereadora é que o programa seja incorporado de modo efetivo à Secretaria Municipal de Saúde e que passe a constar no Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), investindo recursos para a área e na contratação de profissionais dedicados à equoterapia.

Na oportunidade a vereadora também solicitou iluminação e sinalização na Avenida José Bonifácio, principalmente próximo ao porto seco.