Preocupado com a Dengue, Vereador Fernando Lima pede a notificação dos proprietários para limpeza dos terrenos
Praticamente todos os Vereadores têm alertado sobre o risco da proliferação do mosquito transmissor da Dengue em Cambé. Inúmeros pedidos têm sido encaminhados para que providências sejam tomadas em diversas regiões da cidade. Na sessão se segunda-feira (3), o Vereador Fernando Lima fez questão de pedir a limpeza de terrenos localizados nos jardins Espanha, Santana, Monte Alto e Esperança. E mais: o Vereador Fernando Lima chegou a fornecer o endereço dos terrenos que, pela falta de cuidado dos proprietários, podem servir como foco de proliferação do mosquito. Ele cobrou providências da Prefeitura.
Como se sabe, chuva e calor, como tem ocorrido nesse início de ano, criam um ambiente favorável para a proliferação do mosquito da Dengue. No Paraná, já são mais de 10 mil casos confirmados da doença. Em Cambé, o índice de infestação do mosquito é de 2,5%, mas nas regiões do Cristal, Vila Brasil e Vila Operária a concentração de larvas do mosquito é alarmante, sendo superior a 15%. Os números ainda se mostraram altos na região do Santa Izabel, com 9,61%, Guarani, com 9,27% e Chácara Santa Maria, 6,12%.
Conforme afirmou o Secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, em recente videoconferência para todas as regionais, “os gestores devem estar preparados sobre como e quando decretarem situação de emergência; caso a situação fique ainda mais grave, os gestores devem estar informados para enfrentarem o problema de forma organizada”, orientou.
Como em anos anteriores, na maioria das vezes, o foco de contaminação está dentro das casas, principalmente em sucatas, entulhos de construção, lixo, garrafas, latas e recipientes plásticos descartados de forma irregular.