Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Policiais militares recebem Moção Honrosa por salvar criança

Policiais militares recebem Moção Honrosa por salvar criança

por Elisandra publicado 10/12/2024 15h55, última modificação 10/12/2024 15h55
A 41ª sessão ordinária de 2024, realizada na Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (09/12), foi marcada pela entrega de Moção Honrosa para os policiais militares Cabo Zanini e Soldado Gonçalves.
Os policiais protagonizaram o salvamento de uma criança de apenas dois meses, em setembro, que estava se engasgando, e a dupla lhe aplicou a manobra de Heimlich.
O projeto de Moção Honrosa foi proposto pelo vereador Lucas Mil Grau, votado e aprovado por unanimidade na 32ª sessão ordinária, em 30 de setembro de 2024.
“Estou sempre em contato com a polícia, que está sempre nos ajudando muito no seu trabalho do dia a dia. E também quando acontecem situações como esta, especiais, diferentes do dia a dia da polícia, de salvar a vida de uma criança e ajudar no trabalho dos bombeiros. Graças a Deus que deu discernimento a vocês para saber o que fazer na hora”, afirmou vereador em seu discurso.
Lucas lembrou ainda que, na ocasião, no dia 13 de setembro, foram apenas 3 minutos desde a ligação do 190 até o atendimento da Polícia Militar. “Tenho certeza de que essa rapidez fez com que a vida daquela criança fosse salva”, completou o vereador Lucas Mil Grau.
O caso de salvamento da criança aconteceu na tarde do dia 13 de setembro, na Rua Fortaleza, no bairro Vila Salomé. A mãe da bebê, Maria Clara, estava desesperada ao perceber que sua filha tinha com as vias aéreas obstruídas e sem sinais respiratórios. Ao chegar ao local, a equipe da PM encontrou a criança já desacordada.
Os policiais, então, iniciaram a manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir as vias aéreas da bebê, que logo começou a expelir secreções e apresentar sinais de melhora. A equipe do Corpo de Bombeiros, composta pelo sargento Leacir, cabo Dias e soldado Rocha, chegou em seguida para dar continuidade ao atendimento, levando a bebê e sua mãe para a Santa Casa de Cambé, para avaliações médicas.
“Obrigado por esta homenagem. Agradeço aos vereadores, em especial ao vereador Lucas. Não é muito comum acontecer, mas conseguimos realizar esse salvamento”, disse o cabo Zanini.