Policiais militares recebem Moção Honrosa por ato de bravura
A 37ª sessão ordinária de 2024, realizada na Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (11/11), foi marcada pela entrega de uma Moção Honrosa para os policiais militares da ROTAM por ato de bravura ao salvar uma senhora de um incêndio no último mês de setembro.
O projeto de Moção Honrosa foi proposto pelo vereador Lucas Mil Grau, votado na 32ª sessão ordinária, em 1º de outubro de 2024, e aprovado por unanimidade pelos vereadores, e entregue aos policiais militares Sargento Brendy Greyki Schultz, Cabo Bruno Cesar Bozelli, Cabo Rodrigo Rossi e Soldado Guilherme Doro Maidana.
Em seu discurso, o vereador Lucas Mil Grau agradeceu aos vereadores a votação da Moção Honrosa, e relembrou o fato do salvamento realizado pelos policiais militares em setembro. “Quando soube do salvamento da senhora Vânia do incêndio em sua residência, entrei em contato com o Sargento Schultz para conversarmos sobre uma homenagem. Hoje em dia, se vê muitas pessoas falando mal e denegrindo a imagem da polícia. E quando vemos um caso como esse, salvar a vida de uma pessoa, arriscando a própria vida é algo digno de louvor. Quero parabenizar nossos parceiros policiais e dizer que podem ter certeza de que, aqui na Câmara, vocês têm dez parceiros que estarão sempre à disposição para ajudar no que for preciso”.
O Sargento Schultz lembrou o ato heroico e também agradeceu a Moção Honrosa. “Agradeço em especial ao Lucas, é muito bom quando somos reconhecidos, pois não trabalhamos buscando reconhecimento e sim, fazemos nosso trabalho de ajudar as pessoas e naquele dia, só pensamos em salvar a vida daquela senhora”.
Familiares e convidados estiveram presentes à sessão para acompanhar a entrega da Moção Honrosa.
Na tarde do dia 10 de setembro, uma equipe do Choque da Polícia Militar (ROTAM – Rondas Ostensivas Tático Móvel) salvou moradores e ajudou a conter um incêndio em residência. Por volta das 17h30, durante patrulhamento pela rua José Cristo Rei, no Jardim Campos Verdes, os policiais viram uma grande quantidade de fumaça saindo de uma casa e populares pedindo ajuda. Quando se aproximaram, perceberam que havia uma residência tomada pelas chamas. A equipe desembarcou, auxiliou o morador a sair, em seguida, os policiais isolaram o local e mantivera contato com a central de operações da PM (COPOM) para que o Corpo de Bombeiros fosse acionado.
Em seguida, populares informaram que na casa ao lado havia uma senhora sozinha pedindo socorro, já que o fogo estava se alastrando para sua residência. Considerando que os bombeiros ainda estavam em deslocamento, diante da gravidade, a equipe entrou na residência e retirou a moradora até um local seguro. A motocicleta da moradora que estava em um dos quartos, também foi retirada, pois havia risco de explosão.
Durante o incêndio, a equipe utilizou dos meios disponíveis no local para a contenção do fogo, com mangueiras e baldes de água, logrando êxito em conter o avanço do incêndio que poderia se alastrar para demais residências e prosseguindo com o resfriamento das paredes até a chegada do corpo de bombeiros.