Audiência Pública na Câmara inicia debate sobre novo sistema de transporte coletivo
Na tarde desta terça-feira (31/10), a Câmara de Vereadores de Cambé foi palco do primeiro debate a respeito de um novo sistema de transporte público coletivo no município. A Prefeitura, através das Secretarias de Segurança Pública e Trânsito e de Governo, realizou a audiência pública para apresentar a proposta e discutir com os vereadores, lideranças comunitárias e o público presente, as alternativas sobre o tema.
O presidente da Câmara, vereador Tokinho, e os vereadores Carlinhos da Ambulância, Dr Fernando Lima, Jota Mattos, Lucas Mil Grau, Galego e Odair Paviani, acompanharam as explicações da secretária municipal de Segurança Pública e Trânsito, Danaê Fernandes e do arquiteto e urbanista do Itedes (Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social), Felipe Santana. A reunião aconteceria na Praça Céu (no bairro Cambé 2) e ocorreu na Câmara Municipal por conta do mau tempo.
Danaê Fernandes expressou que a audiência supriu as expectativas, e que o caminho está sendo tomado da forma certa, com demandas sendo correspondidas. “A participação popular foi fantástica, dos vereadores, das lideranças de bairros, dos moradores de várias regiões da cidade que estão nos ajudando a montar o melhor sistema de transporte coletivo. Ainda marca muito que essa é uma das primeiras discussões públicas sobre o assunto na história de Cambé, e é uma honra estar nesse momento aqui. Essa é só a primeira audiência, até porque quando esse sistema for lançado ele vai passar por constante modificação e a gente vai precisar do acompanhamento por parte dessas mesmas pessoas. Enfim, foi muito positiva a conversa.”
Desde o último ano, o município vem promovendo estudos para implantação do novo sistema de transporte coletivo municipal, uma exigência do Ministério Público que entende que Cambé deve abrir uma licitação para regularizar o sistema de transporte coletivo. Para isso, foi contratado o Itedes, que desenvolveu o projeto básico através de pesquisas de acompanhamento de linhas atuais e satisfação do usuário, visando uma proposta de sistema interno, avançado e melhor.
De acordo com a apresentação, o projeto básico foi desenvolvido através do levantamento do sistema de linhas internas de Cambé hoje, análise técnica, perguntas e pesquisas de satisfação do usuário. Com isso, foram realizadas quase 500 pesquisas entre os usuários e baseado na frequência do sistema atual, oferta relacionada a picos de acordo com a demanda, pontos de satisfação da população como cumprimento de horários e confiabilidade, e de insatisfação como conforto e tarifa, o Itedes propôs a sugestão de rotas. O estudo também identificou que mesmo Londrina ainda sendo o principal destino, existe muita demanda de circulação interna entre bairros e que a maioria das pessoas nas linhas municipais têm benefício da gratuidade.
Com isso, o sistema propõe a utilização de quatro terminais em Cambé, contando com o Central e também o Rodoviário, além da construção de um novo terminal na região do Ana Rosa e um outro denominado Terminal Sul, próximo ao Centro Esportivo do Castelo Branco. Os quatro terminais comportariam a rede com oito linhas municipais.
São elas: Linha 1 Norte, da região central para o Cambé IV, Cristal e Jardim Europa; Linha 2 Ulysses, da região central para o Cambé III, Nova Cambé e Ulysses Guimarães; Linha 3 Ana Rosa, entre terminais Central e Ana Rosa, contemplando também Tupi e Monte Alto, e com linha complementar entre Santa Casa e Parque Industrial em horários de pico; Linha 4 Centro, para as regiões central, do Cambé II e Vila Brasil, com linha via Bratislava em horários de pico; Linha 5 Silvino, para as regiões do Silvino, Ana Alisa e Santo Amaro; Linha 6 Campos Verdes, para as regiões do Campos Verdes, Ecoville e Vila Itália; Linha 7 Esperança, ligando terminais Sul e Central, pelo São Paulo e Esperança; e Linha 8 Rodovia, passando também por Parque Residencial Manella e região Sul.
Ao todo, estão previstos 2 mil quilômetros por dia útil em 193 viagens, 56 mil quilômetros por mês, com 70% do fluxo aos sábados e 50% aos domingos. O estudo afirma que os objetivos do novo sistema são reforçar a circulação entre Centro e região Norte, aumentar o movimento na região Sul, e conectar todo o município com maior frequência, maior cobertura, confiabilidade de horários e com custo sem aumentos abusivos de tarifa.
Felipe Santana, arquiteto e urbanista do Itedes, destacou que em um balanço geral da reunião o encontro foi bem positivo, e explicou os próximos passos do projeto. “A gente está em uma fase agora de discussão com o corpo técnico do Itedes e também em comunicação com a Secretaria de Trânsito. A audiência foi muito útil para a gente entender ainda mais as demandas, validar se a proposta que estamos fazendo é compatível com o que a população espera, e também alinhar essas questões políticas e técnicas que são necessárias para poder montar os documentos e lançar a licitação. A conversa foi bem positiva, realmente está no caminho que a gente estava esperando e conseguimos validar aqui que os dados da pesquisa são sim representativos e dentro da expectativa da população”, afirmou.
Dentre os representantes da comunidade, estava Bernardete Franco, presidente dos bairros Tarobá e Casa Grande, que destacou o espaço aberto para diálogo em um projeto tão importante e fundamental para a população. “Quando me falaram sobre a audiência pública eu pensei que tinha que vir e participar. É um assunto que interfere diretamente na minha vida, no cotidiano do meu bairro e precisava entender melhor o que acontece aqui para garantir que tenha melhorias também para eles lá. Todo mundo participou, deu sua opinião e em uma coisa séria. Achei gratificante ter esse espaço para dar meu ponto de vista e contribuir para que saia algo bom para todos”, concluiu